A Cegueira Compreendida e Compartilhada


PorTatiana Zacheo ...- Postado em 03 novembro 2011

 

Penso que melhor do que fragmentar conhecimento é procurar onde eles convergem para uma nova verdade em minha cabeça que a cada dia de aula expande. E, como diria Einstein, "uma mente que se expande não volta ao seu estado original"...
 
Então deixe que eu lhe insira em meu mundo, meus acontecimentos, minha visão única e que procura ser holística para ver como o outro (mas não consegue). Abaixo dois pontos de dois textos de duas disciplinas de dois professores de duas visões de mundo dum mesmo mestrado (talvez fique mais fácil compreender-me ao conhecer os fatos que misturam novos conhecimentos no meu pensamento já construído e enraizado em seus paradigmas):
1) Em GP: a gestão de pessoas (GP) propõe um modelo com mais autonomia as pessoas, mas as
pessoas nem sempre estão preparadas para essa autonomia nas organizações.
2) Em EGov: as organizações são compostas por unidades autônomas, organizadas por classes,
mas divididas por membranas que a nós mesmos decidimos como fronteiras imaginárias de
unidades que formam núcleos.
 
Nessas duas afirmativas a minha cabeça expande e é um caminho sem volta. Aqui e agora eu aprendo que EU sou um indivíduo que crio um coletivo, EU sou um ser com uma visão única de mundo e isso dificulta a minha comunicação com os demais. Ou melhor, eu descubro que essa linguagem mais uma interpretação forte para a tentativa de demonstrar ao mundo a minha visão dele.
 
... Nisso tudo parece não bastar expandir, é preciso desarmar, descascar, "descriar" os conceitos que pregaram em nós, que nasceram conosco, que estão enraizados em nossas mentes...
 
Aí, mesmo sem ser filosofia, a aula de hoje a tarde (EGov) apresenta visões de mundo mas sem criar padrões ideais (Platão) e, sim, num terreno que me já me conquistou há anos: Sócrates. 
 
Eu, falsa humilde, fico com Maturana e Varela plagiando Sócrates numa nova versão de só sei que nada sei para só sei que não vejo tudo. Que tal? Louco pensar que a certeza da cegueira faz com que minha mente entre em expansão. 
 
  
                                                              
 
"Só sei que não vejo o todo. Mas ele existe e é bem
maior do que o alcance de meus olhos. Assim, sei que só
posso conhecer a minha verdade, o  meu mundo de
incertezas reais."
 
by Tatiana Zacheo