Business Model Canvas para governo e NFOs


Porachermida- Postado em 06 novembro 2012

 

O Denilson apresentou algumas semanas atrás um modo de se desenvolver modelos de negócios de forma rápida e eficiente. Essa estratégia se chama Business Model Canvas (BMC) que, usando as palavras do próprio criador Alex Osterwalder, é uma ferramenta estratégica de gerenciamento e empreendedorismo que permite descrever, desenhar, desafiar, inventar e alavancar seu modelo de negócios. Aliás, é excelente ferramenta como pudemos verificar no exercício da disciplina, porém para o uso em projetos de governo nos trás alguns problemas justamente pelo enfoque em modelos de negócios comerciais convencionais. 
 
Uma vez que Osterwalder liberou o Canvas sob a licença Creative Commons que permite algumas mudanças no modelo, alguns artigos (não pude encontrar muitos artigos realmente bem escritos) na Internet tentam propor alterações para uso em agências sem fins lucrativos (ou NFO, do inglês Non-Profit Organization) e governamentais. 
 
Tom Graves escreveu o artigo entitulado Using Business Model Canvas for non-profit. No artigo o autor usa como base a aplicação criada para iPhones/iPads chamada BMTBox para mostrar o que ele sugere mudar e descreve com mais detalhes as  propostas em nível mais filosófico a respeito dos conceitos envolvidos. É uma boa leitura. 
 
Também é interessante a sugestão de Grant Smith no seu artigo The Nonprofit Business Model Canvas de julho deste ano, onde ele cria basicamente dois modelos novos, um voltado para doadores e outro para beneficiários e explica como utilizá-los, porém já é uma modelagem mais diferenciada dos demais e não achei que se encaixa melhor em NFOs.
 
Mesmo com poucos artigos encontrados, alguns parecem estar na direção que acredito seria a mais próxima para o uso governamental, como o do Bryann Alexandros que foi muito feliz na sua série de artigos entitulados Designing a Better Nonprofit Business Model. Bryann trabalha com NFOs de pequeno e médio porte e fez ajustes no Canvas para direcionar melhor seus trabalhos com essas entidades.
 
Infelizmente não foi possível achar nada mais concreto do uso de BMC em governos, mas vários autores comentam que o governo Canadense usa em alguns setores. 
 
Outras fontes: