Avanços em prol da vida e reflexos profissionais


PorFrancieli Paula...- Postado em 18 abril 2013

 

          Acessórios como óculos, relógios e pulseiras inteligentes são a nova aposta do mercado tecnológico.

          A proposta são dispositivos com tamanha tecnologia que poderão ser usados como marca passos, como monitores do bem estar corporal e assim ajudar no melhor funcionamento do organismo, sendo estes principalmente as pulseiras. Já os relógios possuem uma função mais focada para a substituição de outros bens como computadores ou smartphones, substituindo as grandes telas por pequenos displays. 

          Google Glass são os óculos inteligentes que, segundo Clayton Melo, permitirão ao usuário uma visão em 25 polegadas a 2,5 metros de distância. Funciona com comandos de voz e tira fotos em resolução de 5 MP e gravar vídeos em 720 P, através de conexão Wi-fi ou por meio de celular com bluetooth. Entretanto possui como pontos negativos sensibilidade à chuva, possíveis dores de cabeça para quem o utilizar e possíveis danos à visão do usuário que já tenha se submetido à cirurgia ocular.

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/como-relogios,-oculos-e-pulseiras-inteligentes-vao-mudar-a-sua-vida 

http://claytonmelo.istoedinheiro.com.br/2013/04/17/o-google-glass-nao-e-para-todo-mundo/

          Não há como não ver o nível de avanços decorrentes do acúmulo de conhecimento e posterior desenvolvimento das tecnologias. Desta forma fica clara a crescente necessidade de bons profissionais, os quais precisam estar cada vez mais preparados para suprir as ânsias de um público que busca novidades, comodidades e bens que suprem suas falhas ou controlam seus defeitos.

          No século em que vivemos já não nos basta concluir um curso de graduação, precisamos querer mais, buscar mais, ser constantemente curiosos e não nos satisfazermos com o que descobrimos. Hoje, estes óculos inteligentes, porém com muitas falhas ainda, estão sendo lançados no mercado. Amanhã a novidade será a melhoria destes pequenos defeitos, trabalho que exigirá ainda mais conhecimento, adequação e qualificação profissional.

          As profissões e os profissionais vêm sendo substituídos. Estes mais do que aqueles, devido à dificuldade de acompanhar tamanhas novidades. Muito disto pode ser decorrente do consumismo exagerado, do mercado capitalista, entretanto tecnologias sofisticadas como estas também ajudam a preservar a vida de muitas pessoas com problemas de saúde e trazem benefícios como o acompanhamento das mudanças do humor do usuário de uma dessas pulseiras. Inicialmente a ideia é de passar esta informação emocional para redes sociais como o facebook, no entanto nada impede deste vir a se tornar um mecanismo de controle de tratamento para uma pessoa depressiva, por exemplo. Isto só depende do conhecimento desenvolvido a partir das próprias inovações já criadas.

          Uma tecnologia possibilita a outra, um conhecimento evolui em outro, assim como as profissões. O mercado está em constante adaptação e, a impressão que temos é a de que o mundo caminha para a perfeição, para a solução dos mais diversos problemas com os quais os seres humanos se deparam durante suas vidas.