Avaliação do Sítio e Portal do TCE/AC
O projeto Métrica Avaliativa dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas brasileiros foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento, com participação de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Direito e de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a Coordenação geral dos Professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba, Coordenação de projeto e equipe ao encargo da doutoranda Paloma Maria Santos e equipe técnica de produção com participação da Professora Marciele Berger Bernardes, da jornalista Mariana Mezzaroba e da estudante de Administração Melissa Midori Martinho Goto.
O projeto teve como objetivo geral avaliar os Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, buscando identificar em que estágio de evolução se encontrava esses canais de ligação com o cidadão. Além de verificar quais ferramentas estavam disponíveis aos órgãos jurisdicionados como canais de informações e serviços. A finalidade da pesquisa era identificar o grau de participação entre dirigentes, cidadãos e jurisdicionados. Nesse sentido, foram avaliados os portais dos 34 Tribunais de Contas brasileiros por meio da aplicação de um questionário organizado de modo a avaliar, quantificar e qualificar a usabilidade, acessibilidade e tipo de participação popular viabilizada pelos Tribunais de Contas por meio de seus portais.
Avaliação do Sítio e Portal do Tribunal de Contas do Estadio do Acre TCE/AC
http://www.tce.ac.gov.br/portal/
O presente Tribunal de Contas do Estado do Acre foi considerado péssimo, na Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, pois atendeu 56,9% dos itens gerais utilizados na métrica avaliativa, que se encontram a seguir:
1) As URLs utilizadas no portal evitam o uso de caracteres do tipo &,?,=.
2) As URLs funcionam sem o "www".
3) O portal funciona nos seguintes navegadores; Internet Explorer (Testado no Windows XP); Chrome (Testado no Windows); Firefox (Testado no Linux - Ubuntu); Firefox (Testado no Windows); Ópera (Testado no Windows); e Safari (MAC). Com acessibilidade, facilidade para leitura e funcionalidade e nas diversas plataformas e dispositivos.
4) O portal funciona nos seguintes dispositivos; Desktop, Notebook, Netbook e Tablet . Porém não funciona em Celular.
5) As informações e serviços estão localizados na primeira página.
6) Toda informação é passível de cópia.
7) O portal possui o link de notícia.
8) Existe link para receber informações online mediante cadastro (sistema push).
9) O portal informa quem são os responsáveis por cada um dos setores/departamentos dentro do órgão, informando o nome e telefone.
10) O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira do próprio tribunal contendo relatórios de execução orçamentária e financeira e informações de licitações/contratos. Com exceção de , gestão fiscal e atividades que não são apresentados.
11) O portal apresenta informações acerca de; Planejamento estratégico do tribunal; Legislação do TC (Lei Orgânica, Regimento Interno, Instruções Normativas, Resoluções e Portarias); Publicações do Tribunal; e Legislação em geral (Constituição Federal/Estadual, Leis Federais; Leis Estaduais). Com exceção de Obrigações dos Jurisdicionados/Agenda do Gestor; e Diário Eletrônico, que não são apresentados no portal.
12) É possível baixar (fazer download) de documentos via site.
13) O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira dos Jurisdicionados contendo informações relativas apenas de receitas e despesas.
14) Os arquivos disponíveis para download podem ser abertos a partir de softwares gratuitos.
15) Ao realizar a busca pelo nome do tribunal no google, o site aparece referenciado em primeiro lugar.
16) O portal está disponível no domínio gov.br.
17) O mecanismo de busca do portal apresenta resultados coerentes com a palavra/expressão pesquisada.
18) As páginas apresentam recursos de impressão amigável, e os textos não são prejudicados.
19) O portal apresenta informações de endereço físico, telefone de contato e endereço eletrônico com fácil visualização e localização.
20) O preenchimento de dados nos formulários, quando existente, não apresentam redundâncias ou questionamentos inapropriados ou muito extensos.
21) A página não apresenta excesso de informações, do tipo banners, anúncios, notícias, ícones, etc.
22) O portal não faz uso de pop-ups.
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O sítio do Tribunal de Contas do Estado do Acre não atendeu aos seguintes itens:
1) O site não utiliza convenções do tipo; Link azul, Links sublinhados, Caixa de busca no canto superior direito, e o Logotipo do sítio não funciona como link de volta a página inicial. Porém encontram-se Botões desenhados como elementos clicáveis e o nome (ou logotipo) do sítio está no canto superior esquerdo.
2) O portal não está disponível em outros idiomas, além do idioma português.
3) O portal não apresenta mapa do site.
4) Para acessar a página inicial ou executar tarefas simples, não é necessário nenhum tipo de instalação.
5) O portal não utiliza de recursos para complementar à informação textual.
6) O portal não apresenta uma ferramenta para Consulta a processos e documentos.
7) O portal não oferece serviços para o público alvo.
8) O portal não apresenta link com Pesquisas de satisfação ou Enquetes eletrônicas sobre a qualidade dos serviços e informações prestadas.
9) portal não apresenta opções de comunicação para o cidadão por meio do link Fale Conosco e Ouvidoria.
10) O portal não apresenta instrumento para a medição do tráfego de usuários no site.
11) O portal apresenta espaço de debate público (comunicação bidirecional) utilizando-se da rede social.
12) Os nomes dos arquivos disponíveis para download não estão de acordo com o conteúdo do documento.
13) Os documentos disponíveis para download não informam o tamanho e o formato a serem baixados.
14) O portal não fornece indicador da progressão do carregamento do arquivo que está sendo baixado.
15) A ferramenta de busca não permite erros de digitação ou oferece lista com sugestões de palavras mais próximas.
16) O portal não apresenta link na página principal sobre Termos de Uso, Segurança e Privacidade.
17) O portal não avisa o usuário quando a instalação de um plugin se faz necessária.
18) O portal não possui https quando em áreas que exijam maior nível de segurança.
19) A solicitação encaminhada voltou.