Avaliação do Sítio e Portal do TC/DF


PorDanielle Martins- Postado em 24 agosto 2012

  O projeto Métrica Avaliativa dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas brasileiros foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento, com participação de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Direito e de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a Coordenação geral dos Professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba, Coordenação de projeto e equipe ao encargo da doutoranda Paloma Maria Santos e equipe técnica de produção com participação da Professora Marciele Berger Bernardes, da jornalista Mariana Mezzaroba e da estudante de Administração Melissa Midori Martinho Goto. 

  O projeto teve como objetivo geral avaliar os Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, buscando identificar em que estágio de evolução se encontrava esses canais de ligação com o cidadão. Além de verificar quais ferramentas estavam disponíveis aos órgãos jurisdicionados como canais de informações e serviços. A finalidade da pesquisa era identificar o grau de participação entre dirigentes, cidadãos e jurisdicionados. Nesse sentido, foram avaliados os portais dos 34 Tribunais de Contas brasileiros por meio da aplicação de um questionário organizado de modo a avaliar, quantificar e qualificar a usabilidade, acessibilidade e tipo de participação popular viabilizada pelos Tribunais de Contas por meio de seus portais.

 

Avaliação do Sítio e Portal do Tribunal de Contas do Distrito Federal TC/DF

http://www.tc.df.gov.br/web/tcdf1/

O presente Tribunal de Contas do Distrito Federal foi considerado regular, na Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros, pois atendeu 66,7% dos itens gerais utilizados na métrica avaliativa, que se encontram a seguir:

 

1)     As URLs utilizadas no portal evitam o uso de caracteres do tipo &,?,=.

2)     O portal funciona nos seguintes navegadores; Internet Explorer (Testado no Windows XP); Chrome (Testado no Windows); Firefox (Testado no Linux - Ubuntu); Firefox (Testado no Windows); Ópera (Testado no Windows); e Safari (MAC). Com acessibilidade, facilidade para leitura e funcionalidade e nas diversas plataformas e dispositivos.

3)     O portal funciona nos seguintes dispositivos;  Desktop, Notebook, Netbook e Tablet . Porém não funciona em Celular.

4)     A página não apresenta excesso de informações, do tipo banners, anúncios, notícias, ícones, etc.

5)     A linguagem utilizada no portal é simples e de fácil entendimento.

6)     As informações e serviços estão localizados na primeira página.

7)     O portal apresenta mapa do site.

8)     Toda informação é passível de cópia.

9)     O portal possui o link de notícia.

10)   Existe link para receber informações online mediante cadastro (sistema push).

11)   O portal apresenta uma ferramenta para Consulta a processos e documentos.

12)   O portal informa quem são os responsáveis por cada um dos setores/departamentos dentro do órgão, informando o nome e telefone.

13)   O portal oferece serviços para o público alvo; Cidadão, Órgão Jurisdicionado e Servidor.

14)   O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira do próprio tribunal contendo relatórios de execução orçamentária e financeira, gestão fiscal, atividades e informações de licitações/contratos.

15)   O portal apresenta opções de comunicação para o cidadão por meio dos links de Ouvidoria, onde é disponibilizado um formulário eletrônico. Não apresenta link de Fale conosco.

16)   É possível baixar (fazer download) de documentos via site.

17)   Os arquivos disponíveis para download podem ser abertos a partir de softwares gratuitos.

18)   Ao realizar a busca pelo nome do tribunal no google, o site aparece referenciado em primeiro lugar.

19)   O portal está disponível no domínio gov.br.

20)   Para acessar a página inicial ou executar tarefas simples, não é necessário nenhum tipo de instalação.

21)   O mecanismo de busca do portal apresenta resultados coerentes com a palavra/expressão pesquisada.

22)   O portal avisa o usuário quando a instalação de um plugin se faz necessária.

23)   As páginas apresentam recursos de impressão amigável, e os textos não são prejudicados.

24)   O portal não faz uso de pop-ups.

25)   O portal apresenta informações de endereço físico e telefone de contato com fácil visualização e localização. Não apresenta endereço eletrônico.

26)   O portal possui https quando em áreas que exijam maior nível de segurança.

27)    Os nomes dos arquivos disponíveis para download estão de acordo com o conteúdo do documento.

28)   Os documentos disponíveis para download informam o tamanho e o formato a serem baixados.

29)   O portal fornece indicador da progressão do carregamento do arquivo que está sendo baixado.

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

O sítio do Tribunal de Contas do Distrito Federal não atendeu aos seguintes itens:

1)     As URLs não funcionam sem o "www".

2)     O portal não está disponível em outros idiomas, além do idioma português.

3)     O preenchimento de dados nos formulários, quando existente, apresentam redundâncias ou questionamentos inapropriados ou muito extensos.

4)     O portal não utiliza recursos para complementar à informação textual.

5)     O portal não apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira dos Jurisdicionados contendo informações relativas a receitas e despesas ou outras.

6)     O portal não apresenta instrumento para a medição do tráfego de usuários no site.

7)     O portal não apresenta espaço de debate público (comunicação bidirecional) utilizando-se da rede social.

8)     A ferramenta de busca não permite erros de digitação ou oferece lista com sugestões de palavras mais próximas.

9)     O portal não apresenta link na página principal sobre Termos de Uso, Segurança e Privacidade.

10)   A solicitação encaminhada não é respondida.

11)   O portal não apresenta informações acerca de; Obrigações dos Jurisdicionados/Agenda do Gestor ; Legislação em geral (Constituição Federal/Estadual, Leis Federais; Leis Estaduais); e Diário Eletrônico. Com exceção de Planejamento estratégico do tribunal; Legislação do TC (Lei Orgânica, Regimento Interno, Instruções Normativas, Resoluções e Portarias);  e Publicações do Tribunal, que são apresentados no portal.

12)   O site não utiliza convenções do tipo; Link azul, Botões desenhados como elementos clicáveis, e o Logotipo do sítio não funciona como link de volta a página inicial. Com exceção dos Links sublinhados, e Caixa de busca no canto superior direito, que se encontram no portal, e o nome (ou logotipo) do sítio está no canto superior esquerdo.

13)   O portal não apresenta link com Pesquisas de satisfação ou Enquetes eletrônicas sobre a qualidade dos serviços e informações prestadas.

 

Localização

Avaliação do Sítio e Portal do TC/DF
Palácio Costa e Silva, Praça do Buriti
Brasília, Distrito Federal
Brasil
15° 47' 5.8776" S, 47° 54' 25.0056" W

Pontos dos Mapas

Javascript is required to view this map.