Avaliação de Site - TRE Ceará


Porgustavo- Postado em 02 julho 2013

Link para o site do Tribunal Regional Eleitoral do Cearáhttp://www.tre-ce.jus.br/

 

A página do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, assim como o do Amazonas e do Distrito Federal são baseados na mesma estrutura, isto é, o design e desenvolvimento das páginas foi realizada pelo mesmo responsável. Não foi possível obter informação se a página foi realizada em conjunto com todos os TRE mencionados, cada um contribuindo com sugestões para a melhoria de acesso, ou se há uma gestão responsável pela criação do modelo (partindo-se de licitação e contratação de uma especializada no serviço), sendo disponibilizado para todos os TRE de forma padronizada.

Independentemente, o site, como é de se esperar pois aparenta ser desenvolvido por um serviço especializado, é claro, limpo, simples e bem estruturado. Não é defasado, sendo constantemente atualizado com notícias no espaço "destaque". Os links e serviços típicos em um espaço do TRE são óbvios, como "eleitor", "eleições", "partidos", jurisprudência", "legislação", etc. Assim como na parte lateral é possível ver links rápidos de serviços ao eleitor ou judiciais. Estes links são direcionados a outras seções que, de igual forma, são intuitivos, de boa clareza. As consultas ao site também devem ser elogiadas, nada é confuso ou complexo. Durante todo o tempo de navegação nas páginas não houve quebras ou links errados.

Em síntese, são páginas bem feitas, sem uso de Flash (que para as bandas e velocidade de conexão baixíssimas no Brasil é excelente) pois são de acesso ao público em geral, intuitivas e fáceis de navegação, lembrando que tanto um idoso de 80 anos e um jovem de 20 anos podem estar acessando. Não obstante, é bom ressaltar que as páginas devem ter sido desenvolvidas por pessoas especializadas e experientes no ramo, por isso da padronização de muitos TRE ao modelo e da boa construção e formulação do modelo.

Apesar de tudo, importante ressalvar. A estrutura, apesar de boa, não se pode dizer que é perfeita. Não obteve nota máxima no questionário por pequenos detalhes, como falta de idiomas alternativos, divulgação de histórico de acessos ou modo de proteção de dados e segurança. No entanto, acredito serem itens facultativos ao objetivo de um site do TRE. Idioma, por exemplo, quem vota é cidadão brasileiro então não há necessidade de outro idioma, enquanto histórico de acesso é de interesse aos administradores do site e proteção de dados igualmente. Seriam recursos desnecessários para a finalidade do site. Quiçá pequenos detalhes poderiam ser alterados para melhorar ainda mais a facilidade de acesso e visualização, no entanto, a interação de cada pessoa é diferente de site para site.