Avaliação de Site - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Belo Horizonte , Minas Gerais
Brasil
18° 4' 54.5124" S, 44° 29' 3.75" W

O site da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, teve por mim uma avaliação positiva. Em primeiro lugar, bastou digitar “prefeitura de Belo Horizonte” no Google, que o primeiro link foi o da prefeitura (http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/) .

Com um layout muito bonito (ainda que esse não seja o mais importante), se mostrou de fácil acesso principalmente para quem desejo obter informações diretas, não muito complexas.

O primeiro aspecto negativo, é o excesso de informações muitas animadas, na página inicial. O que torna um pouco poluída uma primeira visão. No entanto, São todas organizadas e depois de um tempo pequeno de costume, você já está adaptado.

Com exceção da página do Transporte público que achei meio confuso, até mesmo para visualizar horários e linhas de ônibus. E agradeci muito por estar em Florianópolis nesse aspecto, porque eu sei o medo que passei até aprender a andar de ônibus em uma cidade desconhecida, e o site da Transol me ajudou muitíssimo nesse sentido.

Bem, tive muitas dificuldades para o acesso de informações mais específicas por não ter um CPF cadastrado na cidade, automóvel que me pudesse utilizar para visualizar alguma espécie de multa ou consulta,  ou nenhum imóvel em Belo Horizonte.

Não considero como ponto negativo, pois há um espaço só para turistas, com as informações necessárias para um de pontos turísticos,hotéis e afins. Portanto esses mais específicos, acho aceitável que tenha a exigência de um documento que comprove a moradia lá para o acesso.

Há espaços para busca em locais bem sinalizados, e há espaço para sugestões caso não tenha achado alguma informação. Mas o nome dessa opção é  “logomarca” na parte de “assessoria de comunicação”. Não dá para saber o que realmente é; só descobri ser isso por estar “estudando” o site, não acredito que um leigo que queira fazer reclamação vá achar este espaço.

Têm bastantes informações históricas, o que eleva a cultura de estudantes que utilizam o site para pesquisas escolares. Como por exemplo, um histórico dos prefeitos que já passaram pela administração da cidade e os símbolos da capital.

Quanto a parte de transparência, há o espaço. E a princípio parece ter muitas informações. Mas quando tento acessar qualquer dado de despesas da prefeitura, aparece um formulário de preenchimento com o espaço “CPF/CNPJ” e ou como “instrumento jurídicos” que não faço ideia do porque estejam ali. Quando tentei colocar o meu CPF, não adiantou. Então, não adiantou de nada ter este espaço (ao menos para mim) no site.

Enfim, de modo geral o site da prefeitura desta capital, se mostrou parcialmente funcional, e muito atrativo. Funcionou bem para turista que esteja apenas de passagem e queira conhecer um pouco melhor a cidade.

Que bom, melhorou ainda mais a imagem de uma cidade que amei conhecer. Mas não sei se teria tão boa impressão se precisasse realmente dos serviços oferecidos.