ASPECTOS RELEVANTES DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

Cezar Verbicaro Moreira PAIS
Gustavo Teixeira VILLATORE

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais aspectos da Lei 12.441 de 11 de julho de 2011, que introduziu a figura da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada no ordenamento jurídico brasileiro, mediante alteraçãodo Código Civil de 2002. Inspirada pela legislação estrangeira, as normas da EIRELI criaramuma nova pessoa jurídica que visa possibilitar a constituição de uma empresa por um único empreendedor e com limitação de responsabilidade. Contudo, a imprecisão do texto legal trouxe interpretações divergentes à aplicação prática do instituto, sobretudo no tocante à legitimidade das pessoas jurídicas para constituir uma EIRELI e com relação à constitucionalidade e proporcionalidade dos seus dispositivos referentes ao capital social. Diante dos desafios impostos pela nova legislação, dos Projetos de Lei que visam sua reforma, da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona seus requisitos e da iminência de um Novo Código Comercial, faz-se necessária a análise da viabilidade prática desta nova figura de Direito Empresarial.

Palavras-chave: Empresarial; Societário; EIRELI, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Fonte: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/percurso/article/view/925

AnexoTamanho
aspectos_relevantes_da_empresa_individual_de_responsabilidade_limitada.pdf158.18 KB