Análises de sites (STF, TFR3 e Tribunal de Justiça Militar do RS)


PorRafael Petry- Postado em 12 dezembro 2012

 

Supremo Tribunal Federal

O site do STF se mostra bastante completo e simples, visando facilitar o acesso e uso de suas ferramentas.

Apresenta boa apresentação, visual composto por poucos elementos, destacando apenas as principais ferramentas.

Na página inicial nos deparamos com 3 elementos básicos. O Cabeçalho, o qual tem dispostas todas as principais alternativas de interesse geral, tais como jurisprudência, biblioteca, estatísticas e legislação. A Barra lateral, disposta à esquerda, dispõe de serviços mais específicos, alguns de interesse apenas para advogados e litigantes, como peticionamento eletrônico, acompanhamento processual e atendimento ao advogado. Nesta mesma barra temos link de “Acesso à informação” voltado ao cidadão, diário da justiça eletrônico e barra para pesquisas gerais.

Ao centro fica a central de notícias, sendo periodicamente atualizada e disponibilizando apenas assuntos relevantes. Apresenta versões em espanhol, inglês e português. Apresenta a ferramenta “Push”, que envia atualizações para os cadastrados.  

No geral o site se mostra de fácil manuseio, bastante atualizado e dispondo de todas os elementos que se mostram necessários.

Pontos Positivos:

  • Dispõe de todas as ferramentas que se mostram necessárias, sendo de fácil acesso e uso; 
  • Disponível em 3 idiomas: inglês, espanhol e português;
  • Vasto contéudo, sendo este muito bem organizado. 

Pontos negativos:

  • Nenhum.

 

Site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Outro site que mostra um visual bastante simples, com todas as informações que se mostram necessárias dispostas na página inicial e bem visíveis.

Esse Tribunal é composto pela justiça de SP e MS, apresenta links que direcionam para estes dois sites. É interessante a integração entre os 3 sites. No site da justiça federal encontram-se só as informações mais importantes, tais como consulta processual, jurisprudência, diário eletrônico, dentre outras. Questões mais específicas aos tribunais, como seleção de estagiários e notícias, ficam nos sites dos respectivos estados. Vale ressaltar o bom visual do site da seção Judiciária de São Paulo. Este apresenta um site de visual limpo, sem muito se destacar na questão estilística; tenta manter a forma estabelecida pelo site da Justiça Federal, todavia é mais carente em informações. Apresenta caixa de notícias.

Já o site da Seção Judiciária do Mato Grosso do Sul, mostra um visual lamentável. O cabeçalho se mostra bastante funcional, apresentando as principais ferramentas, tais como jurisprudência, consulta processual e informações sobre as varas federais. No restante da página inicial é observável uma gama de informações dispersas, sem mostrar preocupação alguma com a organização ou com alguma questão visual.

Pontos positivos: 

  • Site do TRF tem todas as ferramentas que se mostram necessárias, sendo estas de fácil acesso e uso;

Pontos Negativos: 

  • Site da seção judiciária de MS é pouco organizado e o esquema de cores que torna a leitura cansativa.

Tribunal de Justiça militar do Rio Grande do Sul

Este site mostra uma apresentação bastante interessante. Aqui, nota-se uma maior preocupação com a questão visual, o que acaba por facilitar a navegação. A página inicial apresenta basicamente dois elementos: uma barra disposta à esquerda e uma caixa de notícias ao centro. A barra de notícias ao centro não apresenta novidade alguma, já a barra lateral se mostra deveras útil. Ela separa as informações por grupos (Quem somos, serviços online, transparência, publicações, encontre-nos e projeto memória), e nestes grupos reúnem assuntos afins e os distinguem por cores dos outros grupos. Esse trabalho, apesar de simples, se mostra bastante útil.

O site, como um todo, se mostra bastante funcional e todas as ferramentas são achadas facilmente e tem ótimo funcionamento. 

Pontos Positivos:

  • Site bastante organizado. 
  • Maior preocupação com a questão visual.

Pontos Negativos:

  • Apesar da preocupação com a questão estilística, em alguns momentos não se obteve o resultado desejado, como na cor de fundo do site.