Adolescentes em Atendimento Socioeducativo e Escolarização: Desafos Apontados por Orientadores Educacionais


PorRoger Lamin- Postado em 20 agosto 2018

Autores: 
Adolescentes em Atendimento Socioeducativo e Escolarização: Desafos Apontados por Orientadores Educacionais
Maria Claúdia Santos Lopes de Oliveira

Resumo

O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa em regime aberto possui o direito de frequentar a escola, que deve afetar positivamente
sua formação global e desenvolvimento psicológico. Entretanto, a inserção e permanência desses adolescentes no ambiente escolar se mostram
desafadoras. Trata-se aqui de pesquisa exploratória que teve por objetivo o levantamento das estratégias pedagógicas adotadas para promover
a inclusão e o sucesso acadêmico desses jovens, em quatro escolas do Distrito Federal. Participaram do estudo cinco orientadoras educacionais.
As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas, e analisadas qualitativamente segundo sistema aberto de categorização.
Os resultados apontaram difculdades e possibilidades: a insufciência de estratégias pedagógicas que atendam às especifcidades destes
alunos; precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola; motivação para o efetivo acompanhamento pedagógico dos
adolescentes nas escolas; compreensão de que o ambiente escolar deve possibilitar o desenvolvimento integral dos estudantes.

 

Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei; ambiente escolar; liberdade assistida.

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