A última hora


Porarianecosta- Postado em 03 outubro 2012

 

“Quando falamos sobre salvar o meio ambiente, de certa forma é errado. Porque o meio ambiente vai sobreviver. Talvez a humanidade não sobreviva ou sobreviva num mundo no qual não queira viver."

 

O documentário dirigido por Nadia Conners, nos mostra os efeitos da excessiva exploração dos recursos naturais, bem como a má utilização e suas consequências.

Tem-se no homem o principal responsável pelas drásticas mudanças climáticas e catástrofes ocorridas nos últimos tempos. Em função do advento do industrialismo e do sistema econômico atual, por exemplo, este vem sendo capaz de destruir o próprio meio onde vive.

Na busca por uma comodidade maior, foram criados equipamentos, instrumentos, que fornecessem esta finalidade. O ser humano, com sua incrível capacidade de criar, adaptou-se facilmente ao meio. No entanto, não o parece ser tão simples reverter as consequências que essa busca teve. Em outras palavras, utilizou sua inteligência como forma de melhoria de vida, contudo não é capaz o suficiente de solucionar os problemas causados pela mesma. Estando, dessa maneira, ameaçada sua própria existência.

 A maneira como destrói os recursos naturais é assustadora. Basicamente uma luta, um choque entre seus interesses e as possibilidades naturais de realização disponíveis.

O maior desafio apresentado é a conscientização da necessidade de uma mudança. Uma mudança cultural, pautada na sustentabilidade. Termo este que caracteriza a maior preocupação do século. Há, fundamentalmente, a necessidade de racionalizar a situação atual e rever determinadas atitudes que tornam insustentável a continuidade da vida.