Blog de giovanidepaula


Democratização do acesso à informação no STF

O STF cada vez mais busca se alinhar com a perspectiva de democratização de suas ações.

(In)Segurança na Rede

Atenção ! Insegurança na Rede !

 

 

Mapeamento do Sistema Penitenciário

O Conselho Nacional de Justiça  (CNJ) disponibilizou site em que consta o mapeamento do sistema prisional do Brasil.

O Eu da Tempestade - As Leis da Quinta Disciplina - Peter Senge

O Eu da Tempestade - As Leis da Quinta Disciplina

Na obra intitulada “A quinta disciplina” de autora de Peter Senge, aponta-se a importância do trabalho ligado à aprendizagem, defendendo a idéia de “organizações  que aprendem” para que possam subsistir no mundo contemporâneo.

As ideologias seculares

As ideologias seculares

A necessidade de busca da racionalização das coisas da vida fez com que emergisse a busca de formulação de novas maneiras de considerar o mundo, separando o divino do mundano, o metafísico pelo racional, o imaginário pelo real.

As Guerras, escravidão e sacrifícios e a mudança na evolução cultural - "O Cálice a a Espada": Cap. 5 e 6

Desde tempos remotos as guerras surgiram e foram um instrumento que substituiu o modelo de parceria pelo modelo dominador, representando papel fundamental no desvio de nossa evolução cultural que da parceria passou para a dominação.

o "Direito de Saber"

É conhecido o brocardo de que "a história é sempre contada segundo a versão dos vencedores".

Linguagem, Mente e consciência - Breve reflexão sobre o Capítulo IX do Livro "A árvore do conhecimento".

Muito embora tenha existido durante muitos anos um dogma em nossa cultura de que a linguagem seria um privilégio absoluto e exclusivo humano, mais recentemente estudos sobre a vida animal, como nos macacos e nos. golfinhos, tem reconhecido possibilidades muito mais amplas alterando as perspectivas dos novos estudos.

Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Não é incomum circular pela rede e-mails apelativos e em tom de desespero pedindo ajuda para localização de pessoas desaparecidas.
O crescimento das situações envolvendo pessoas desaparecidas fez com que este assunto entrasse na pauta das discussões do Estado brasileiro passando a se constituir numa política pública para o enfrentamento ao problema.

A ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS. CAP II - Maturana - Conhecimento e Autopoiese

A “Árvore do Conhecimento”: as bases biológicas do entendimento humano.

Capitulo II - A organização dos seres vivos.

A dimensão do conhecimento é complexa e mesmo a chamada racionalidade humana tem encontrado de forma recorrente o surgimento de novos paradigmas que questionam o que “está posto” como verdade.

Sistema de informações em segurança

A incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação como ferramenta de gestão no âmbito das atividades de segurança pública remonta ao ano de 1996, ocasião em que as informações criminais eram armazenadas em “Bancos de Dados”, e não eram compartilhadas, fazendo com que a burocracia obstasse ações de enfrentamento à violência e à criminalidade que exigiam (e exigem)respostas rápidas , já

Mapa Mundi

A globalização mudou as perpectivas de vida e as formas de relações entre as pessoas e os povos a nivel local e global, pois tem permitido maior interatividade entre todos. Cabe a indagação: caminhamos para o cosmopolitismo em que cada vez mais as barreiras vão sendo superadas e a cooperação entre os povos vai se tornando realidade ? Um mundo de e para tod@s sem preconceitos e nem barreiras ?

Mapa da Violência no Brasil

A violência vem causando preocupação incessante na sociedade brasileira, tendo destaque nos últimos anos a questão dos crimes contra a vida, em que tem se percebido um destacado aumento das mortes de jovens e adultos, sobretudo do sexo masculino, por causas externas como o homicídio, suicídios e as mortes no trânsito.

Congresso Ibero Americano de Extensão Universitária

Será realizado na Argentina, cidade de Santa Fé, entre os dias 22 a 25 de novembro, o XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria denominado “Integración extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social”.

Evento em Florianópolis

A Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL está promovendo o III Seminário de Pesquisa Interdisciplinar – III SPI que reúne os Cursos de Administração, Arquitetura, Direito, Relações Internacionais e Turismo.

A Segurança Pública no Governo Dilma Roussef

              A segurança pública cada vez mais se consolida como direito de tod@s.

Novo Governo

Fazemos parte de uma geração que vive um momento histórico especial em nosso país.

Grupo e-segurança

Panoptico na Rede

Não estamos "sós":

Governo dos EUA admite ter programa para espionar redes sociais

Transparência no serviço público

O uso de novas tecnologias e o Governo Eletrônico, com a participação real e efetiva do cidadão na Administração Pública, cada vez mais vem tornando-se uma realidade.