Blog de betitah


Politica

Caros colegas sei que este não é um espaço politico, mas considero que todo espaço voltado a algum tipo de aprendizado o é.

Sustentabilidade

Caros colegas considero o vídeo disponibilizado um exemplo do tipo de pessoas que devemos formar,de pensamento que devemos estimular e de postura a ser admirada. Espero que gostem.

Cordialmente, Betita.  

Elaboração de trajetórias evolucionárias e tendência natural

Segundo os autores, a noção de representação é o elemento central de grande parte da ciência cognitiva contemporânea. De modo análogo a noção de adaptação é colocada como elemento central de grande parte da biologia evolucionário.
Para eles, o neodarwinismo, uma herança de Darwin, está para a teoria evolucionária moderna como o cognitivismo para a ciência cognitiva.

SIMBOLOS:A HIPÓTESE COGNITIVISTA

O tema ciência cognitiva e experiência humana é abordado a partir da exposição das raízes históricas do cognitivismo, a ideia central que é que a análise da mente pode fornecer uma contrapartida natural para as atuais concepções cognitivistas.

O atacadista

A partir do sub título “ O atacadista” até o intitulado “Lições do Jogo da Cerveja”, Peter Senge descreve a rotina de relacionamento entre um hipotético atacadista de cerveja com as fábricas que fornecem os produtos que ele vende, e com os varejistas que compram o produto deste atacadista.

A história se repete

Através do texto é possível constatar que a qualidade essencial da igreja medieval era seu patrismo ou identificação com o pai e que ainda hoje, assim como sempre, houve a existência de conflitos específicos entre os valores de dominação e dos valores de parceria.

O risco de uma unica história

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_...

Prezados colegas, estou disponibilizando um link onde pode ser vista uma pequena palestra(pequena mesmo)de uma escritora nigeriana que fala sobre o risco de uma única história. Considero a abordagem dela muito interessante para nós
enquanto indivíduos e pesquisadores.Espero que gostem.
Abs.
Betita.

Paradigmas e escolhas

Em um paradigma predominante onde a hierarquia é o principal princípio organizacional, indivíduos de um determinado sexo se sobressaindo é motivo para supor que este gênero possa de alguma forma ser superior ao outro.

Condutas e domínios linguísticos

Maturana e Varela colocam que as condutas que ocorrem nos domínios de acoplamentos sociais são comunicativas e podem ser inatas ou adquiridas, que para nós como observadores o estabelecimento ontogênico de um domínio de condutas comunicativas pode ser descrito como o estabelecimento de um domínio de condutas coordenadas associadas a termos semânticos.

organização autopoiética

Partindo, sobretudo, da percepção adquirida de que todo conhecer é uma ação da parte daquele que conhece e que todo o conhecer depende da estrutura daquele que conhece, Maturana e Varela apresentam um resumo da organização do universo e dos seres vivos e discorrem sobre o que é um ser vivo, objetivando fornecer informações para que se entenda por que as bases biológicas do conhecer não podem ser c